Notícias

UIP Rio Tocantins arrasa nas Olimpiuips do Brás

Por Assessoria de Imprensa, em 30/07/09 17:04

Jogos agitam unidades e promovem integração entre jovens e funcionários Divisão Metropolitana Leste 2

Foto: Eliel NascimentoA Olimpíada interna dos adolescentes das Unidades de Internação Provisória do Brás terminou no dia 25 de julho e, pela alegria dos jovens, mostrou que todos os participantes  foram vencedores. Foram 12 dias de competições que contaram com a participação de 300 adolescentes. Organizada pela Gerência de Esportes e Educação Física da Fundação CASA, o evento busca promover integração entre jovens e funcionários e criar uma cultura de paz.

Ao todo, seis unidades do Brás (Itaparica, Rio Paraná, Rio Turiassu, Rio Nilo e Rio Tocantins) participaram do evento esportivo iniciado no dia 14 de julho e encerrado no dia 25 do mesmo mês. Foram disputadas as seguintes modalidades: futsal, xadrez e tênis de mesa.

A UIP 11-Rio Tocantins levou a melhor e ficou em primeiro lugar nas três modalidades disputadas.  “Mas o mais importante do que toda a competição é o desenvolvimento de um espírito de equipe, companheirismo e integração entre todos”, disse a diretora da Divisão Regional Metropolitana Leste, Ivanete Gonçalves de Oliveira.

Para João Celso de Oliveira Junior, da Gerência de Esportes e Educação Física, que organizou o evento ao lado da colega Eliana Monteiro, a Olimpiuips busca difundir a prática de atividades esportivas que promovam integração e socialização por meio de competições saudáveis que melhoram o dia a dia do interno. “Conseguimos atingir o objetivo de desenvolver atividades que animaram o período de férias. Também estimulamos o conhecimento, por exemplo, do jogo de xadrez e alguns jovens descobriram como é participar de uma competição esportiva”, disse João Celso.

Foto: DivulgaçãoQuem participou ativamente do evento é o ex-lateral direito do Corinthians Zé Maria. Tricampeão mundial nos anos 70 com a Seleção Brasileira, o ex-craque trabalha na Fundação CASA atualmente. “O esporte é uma ferramenta importante para incluir socialmente os jovens que cumprem medida socioeducativa”, comenta.

As unidades de internação provisória do Brás são a porta de entrada da Fundação CASA aos jovens apreendidos pela polícia em conflito com a lei no Estado de São Paulo. Eles vêm da região metropolitana de São Paulo e, alguns, do Interior. Os jovens permanecem nestas unidades por até 45 dias, período que a Justiça tem para decidir qual medida socioeducativa vai determinar para esses adolescentes cumprirem.


Classificação

As equipes foram premiadas com medalhas de Ouro, Prata e Bronze:

Futebol

1º lugar – UIP 11
2º lugar – UIP   9
3º lugar – UIP 10

Tênis de Mesa

1º lugar – UIP 11
2º lugar – UIP   9
3º lugar – UIP   7

Xadrez

1º lugar – UIP 11
2º lugar – UIP 11
3º lugar – UIPs 6,7, e 10 (empate)